Oiiiii galera!!!
#SETEMBRO🎗️AMARELO é o mês de prevenção ao suicídio, um assunto sério, que precisa ser discutido, por se tratar de uma dor terrível, um sofrimento, capaz de transformar uma vida(tanto pelo lado bom "quando a pessoa se recupera"; quanto pelo ruim), não só da pessoa que está doente, mas de toda a família dela. Existem muitas coisas que as vezes as pessoas dizem(ou fazem) pra alguém depressivo, que podem fazer essa pessoa ficar ainda pior, a ponto de começar a pensar em suicídio, e como a gente não quer ver ninguém deprimido e muito menos pensando em suicídio, aí vão as #dicasdacacá do que nunca se deve fazer ou dizer e também de como identificar e ajudar:
1° Jamais diga que a pessoa doente "não tem motivos pra estar assim", porque todo mundo tem problemas, portanto mesmo que os motivos dela não sejam tão sérios, ela tem motivos sim, falar que não tem, só vai deixar a pessoa mais nervosa ainda, pensando que ninguém se preocupa, nem entende os seus sentimentos.
2° Nunca compare a sua vida com a da pessoa doente, ela provavelmente vai ver só as vantagens da sua vida e só os problemas da própria vida, causando mais nervosismo, ansiedade, dor e desespero, todos sentimentos capazes de levar uma pessoa doente a tomar uma atitude desesperada.
3° A frase "quem vai se matar não avisa" que é dita por muitos sem noção por aí, não deve ser levada em conta, pois muitas vezes a pessoa fala sim! Há casos em que a pessoa fala várias vezes pra criar coragem, pois é só isso que falta pra ela cometer o suicídio e de tanto repetir chega uma hora que ela cria coragem e faz. Então nunca esqueça: quem fala sobre suicídio deve ser levado a sério!
4° Isolamento, mudanças repentinas de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono, no apetite, automutilação e frases como “preferia estar morto” "quero desaparecer” "ninguém vai sentir minha falta mesmo" ou "o mundo estaria melhor sem mim" são sinais de que aquela pessoa precisa de ajuda.
5° Não julgue, nunca se sabe o que o outro está sentindo ou pelo que está passando!
6° Ofereça ajuda, não custa nada perguntar se tem algo que você pode fazer pra ajudar ou se a pessoa quer conversar, desabafar ou se simplesmente precisa de um abraço ou de um ombro pra chorar, tudo isso é claro sempre lembrando de nunca julgar.
7° Desmistificar o assunto significa salvar vidas! Ensinar a compreender, identificar casos e ajudar é a principal forma de evitar que aproximadamente, um milhão de mortes por suicídio sejam registrados por ano em todo o mundo. Simplesmente falar no assunto já é facilitar o acesso a ajuda, já é fazer com que as pessoas se sintam mais a vontade pra pedir ajuda e isso já é um bom começo.
Se você estiver pensando em cometer suicídio, procure ajuda, como o CVV ou o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Lembrando que o CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. E se você quiser se tornar um voluntário do CVV e ajudar quem precisa, basta entrar no site
https://www.cvv.org.br/voluntario/ e se informar.
Bom galera por hoje é isso, que vocês tenham gostado e que tenha ajudado, fiquem bem, deixem as dúvidas e comentários aqui embaixo e claro não deixem de me seguir no Facebook @dicasdacacablogger, no Instagram @caca_blogger e no twitter @Caca_blogger. Beijokas até a próxima...
Comentários
Postar um comentário