Oiiiii galera!!!!
Outubro chegou e com ele toda a informação sobre a prevenção, o autoexame, a luta e o tratamento contra o câncer de mama e de colo do útero. E claro que eu também não posso deixar de falar sobre os finais felizes das mulheres maravilhosas que lutaram e venceram essa batalha. Pois é gurias, tem que fazer o autoexame sim (principalmente se tu tem mais de 35 anos), e o recomendado é fazer uma vez por mês, sempre no mesmo dia pra conseguir notar se tiver alguma coisa diferente, uma #dicadaCacá é fazer alguns dias depois da menstruação, pois antes e durante por causa dos hormônios, a mama pode ficar diferente. Então vou colocar aqui uma ilustração de como fazer o autoexame:
Fazendo o autoexame você tem mais chances de descobrir a doença no início e com isso, tem 95% de chance de cura.
Outro exame muito importante, que deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, é a mamografia (caso tenha avó, mãe ou irmã com câncer de mama, a mulher deve começar a fazer mamografia antes dos 40 anos), a mamografia é o exame mais completo capaz de diagnosticar o câncer de mama. Ele é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, atinge 29% das mulheres brasileiras e 25% das mulheres do mundo, ele é causado pelo crescimento desordenado das células da mama, o que gera um tumor que pode se desenvolver de forma rápida ou lenta. E pode apresentar vários sintomas, dentre eles:
alterações no tamanho ou forma da mama;
- nódulo único e endurecido;
- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
- sensação de nódulo aumentado na axila;
- espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
- assimetria entre as duas mamas;
- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- coceira frequente na mama ou no mamilo;
- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- inversão do mamilo;
- inchaço do braço;
- dor na mama ou no mamilo.
Esses sintomas podem aparecer de forma isolada ou simultânea, por isso é importante sempre que tiver alguma dúvida procurar um médico pra fazer os exames e ter um diagnóstico correto. Felizmente já existem muitos tipos de tratamento para o câncer de mama e colo do útero, mas a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio. Por isso mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, faça o autoexame mensalmente e claro, não esqueça de fazer um chek-up anual (pra ter certeza que tá tudo bem). Como eu disse no começo, eu não poderia deixar de falar sobre as mulheres que venceram essa doença e continuam lindas, fortes, plenas e poderosas e tudo isso porque não desistiram de viver, pois sempre tiveram fé de que o câncer não era o fim. Pesquisem sobre @fernandamottaoficial
@alicebastosneves
@aanafurtado
@anamaria16
E se encantem com as histórias lindas e mega emocionantes das vidas delas, porque é tanta coisa que não cabe aqui, mas já posso adiantar pra vocês que elas são guerreiras e são donas de lindas histórias de superação e vitória. Elas lutaram e venceram essa doença e seguem vivendo felizes e cheias de orgulho, aprendam com elas, não há mal que sempre dure!!! Basta ter força e fé!!!
Bom gurizada, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido ajudar, fiquem bem, deixem as dúvidas e comentários aqui embaixo e claro não deixem de me seguir no Facebook @dicasdacacablogger, no Instagram @caca_blogger e no twitter @Caca_blogger. Beijokas até a próxima...
Comentários
Postar um comentário