Oiiiii galera!!!!
Vocês com certeza já ouviram falar nisso, muitos até já sabem desde sempre quais são eles, mas muitos demoram pra descobrir, então vamos tentar facilitar as coisas; abaixo vou colocar o significado dessas palavrinhas que podem ajudar bastante a descobrir quem somos:
Dom: Qualidade inata, natural, aptidão, talento.
Vocação: Ato ou efeito de chamar, invocar; denominar-se; tendência ou inclinação natural que direciona alguém para uma profissão específica, para desempenhar determinada função, para um trabalho; Talento, capacidade ou interesse natural por qualquer coisa.
Deu pra entender?! Com certeza você está lendo isso e pensando qual é o teu dom, a tua vocação, teu talento natural (e isso não quer dizer que tu tenha que ser um gênio da matemática) tu pode simplesmente ser bom em qualquer coisa (e em alguns casos aproveitar isso na tua profissão, já que o empreendedorismo tá tão em alta) claro que isso pode e vai influenciar muito na tua vida. Afinal, há quem diga que quem faz o que gosta, não precisa trabalhar nem um dia na vida, ou seja, se você usa seu talento, aproveita sua vocação, trabalhando com o que te faz feliz, com o que gosta, nunca vai sentir o peso do trabalho, ao contrário, vai sentir prazer em fazer o que te faz bem. Infelizmente nem sempre vocação quer dizer, emprego ou estabilidade financeira, por milhares de motivos, algumas vezes porque é necessário muito investimento, outras é necessário muito tempo (tipo um dia com 30 horas) e claro, uma análise de mercado, porque não dá pra investir em algo que não vai trazer resultados, por isso é preciso pensar muito antes de decidir.
Mas também é preciso lembrar que o seu dom pode ser outra coisa, que não tem nada a ver com o seu trabalho, tipo um hobby, um talento natural pra fazer peças lindas de artesanato/crochê/tricô, criar receitas maravilhosas pra comer com a família no fim de semana, tirar fotos espetaculares só pra postar nas redes sociais, ser expert em limpar e organizar a casa perfeitamente (como se fosse uma coisa super simples), ou até mesmo cuidar dos seus filhos (sim, porque ser uma boa mãe com certeza é um dom). O teu dom pode estar em qualquer coisa que tu faça com amor, e volto a dizer que depois de uma boa análise de mercado, tu pode até aproveitar e adotar isso como profissão, por exemplo se tu faz crochê, tu pode botar as tuas peças lindas pra vender na internet (afinal as gurias são loucas por uma peça exclusiva); Se tu é bom com animais, quem sabe estuda veterinária ou abre um pet shop; Adora esportes? Faz educação física; Se dá bem com crianças? Trabalha com elas(abre uma creche ou alguma coisa voltada pra crianças); Tenha um diferencial (amando o que faz, tu vai achar milhares de formas de conquistar clientes e pensar nisso não vai ser sacrifício nenhum) e com certeza já vai ser mais de meio caminho andado, se resolver usar seu dom como profissão, mas sempre pense, pense, pense e analise tudo (o mercado na área escolhida, os prós, os contras, os gastos, os lucros e principalmente tenha certeza de que você não vai transformar o seu maior prazer em stress, desilusão e decepção).
Ainda não descobriu qual é o teu dom? Então pensa comigo e anota as respostas aí, que no final com certeza tu vai saber:
- O que tu acha que faz super bem?
- O que tu faz de uma maneira tão natural, que quando tu percebe, tá pronto e todo mundo elogia?
- O que já te falaram: Bah, tu tem jeito pra isso!
- O que tu gosta de fazer e considera que seria a realização da tua vida?
- Considerando todas as respostas anteriores, tu conseguiria viver fazendo isso todo dia? Com todos os prós e contras? Tu seria feliz?
Então aproveitem seus dons gurizada!!! E por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido ajudar, fiquem bem, deixem as dúvidas e comentários aqui embaixo e claro não deixem de me seguir no Facebook @dicasdacacablogger, no Instagram @caca_blogger e no twitter @Caca_blogger e compartilhem com os seus amigos e amigas. Beijos e até a próxima sexta-feira...
Comentários
Postar um comentário