Oiii gurizada!!!
Quem nunca ouviu alguém muito sem noção falar que tu é gordinha ou tá um pouco acima do peso por falta de vergonha na cara, porque é só fechar a boca que resolve, como se fosse tão simples, tipo um passe de mágica??? Pois é! Gente sem noção é o que mais tem por aí (e gente sem conhecimento também), por isso resolvi falar um pouco sobre esse assunto.
É claro que muitas vezes uma dieta desregrada colabora (e muito) para a obesidade, mas também existem muitos outros fatores, e "falta de vergonha na cara" não é um deles. Digo isso porque já ouvi muitas vezes, e já tive vontade de mandar muita gente longe, mas na maioria das vezes esse tipo de comentário lamentável, é fruto da ignorância sobre o assunto.
Por isso é imperativo deixar bem claro, que embora a má alimentação (muito sal, muita gordura, muito açúcar, comidas ultra processadas, excesso de fast food, etc...) possa estar entre os principais fatores para a obesidade, também existem muitos outros, entre eles estão:
• O sedentarismo (ou falta de atividade física), que pode ser resolvido com uma simples caminhada de 20 a 30 minutos por dia, trocar o elevador pela escada, ir no mercado a pé ou de bicicleta, jogar bola com as crianças, treinar em casa com o auxílio de um profissional (sim, porque hoje em dia, tem profissionais que montam treinos pra ti fazer em casa, sem nenhum aparelho e no horário que tu conseguir/achar melhor, ou seja, agora acabou a desculpa de não ter tempo pra ir pra academia), e claro o básico e mais tradicional, que é se matricular na academia treinar no mínimo 3X por semana e buscar um pouco mais de saúde, bem estar e de quebra ainda prevenir ou abandonar a obesidade, e claro, lembra que de brinde vem a recomposição corporal (mudança no corpinho).
• Fatores genéticos, ou seja, pais obesos, incluindo aqueles maus hábitos alimentares enraizados no ambiente familiar (por exemplo, aquelas crianças que são acostumadas a comer só besteiras, que não chegam nem perto de frutas e saladas) isso não é nem um pouco fácil de resolver, já que a genética não pode ser mudada, mas pode ser trabalhada, junto com a mudança de hábitos, se um filho vê os pais comendo frutas, saladas e alimentos mais saudáveis e nutritivos, vai comer também, se tiverem esses alimentos sempre em casa, ao invés de bolachinhas, salgadinhos e doces, vai crescer acostumado a come-los, (então, pais e mães, incentivem seus filhos a comerem frutas e saladas, isso vai fazer muito bem pra saúde deles e prevenir doenças no futuro).
• Distúrbios emocionais, como ansiedade, depressão, carência, estresse e até traumas, coisas que só um profissional de saúde vai poder te ajudar a resolver, mas garanto que um treino de musculação beeeem pegado, já ajuda muito a aliviar os sintomas, já que o exercício físico mexe com os nossos hormônios e dá uma sensação de bem estar inexplicável.
• Sono irregular, a OMS recomenda no mínimo 8 horas de sono por noite, para garantir o bem estar, evitar doenças cardiovasculares, evitar o aumento da produção de cortisol (o hormônio do estresse) e claro o aumento de peso, então nesse caso a #dicadacaca é: tenha boas noites de sono, pra isso, se preciso, crie um ritual do sono (por exemplo: um banho morno que ajuda a relaxar, largar o celular no mínimo 1 hora antes de dormir, tomar um chá calmante/relaxante e evitar cafeína).
• Alterações hormonais, como por exemplo a menopausa/andropausa, ovários policísticos, hipo/hipertireoidismo, por isso nesses casos sempre procure um médico para te orientar.
• Uso de medicamentos, como corticóides, anti depressivos, anticoncepcionais, hormônios, vitaminas e suplementos (tomados de forma errada), por isso muito cuidado ao tomar qualquer medicamento por conta própria ou indicação de um amigo, pois isso pode trazer danos para a tua saúde.
• Parar de fumar (por causar ansiedade, devido ao "vício causado pela nicotina"). Então, se decidir para de fumar, seja forte e não troque o cigarro pela comida. Tente trocar por uma hora de musculação, vai que cola?!
• A gestação, porque além de sentir mais fome, o que é perfeitamente normal, sempre tem aquele papinho de comer por 2 ou não ficar com vontade pro bebê não nascer com cara disso ou daquilo, então na dúvida procure o acompanhamento de uma nutricionista e claro, mantenha uma uma rotina leve de exercícios, nem que só uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia, só pra se manter ativa e evitar o acúmulo de gordura e aumento excessivo de peso. E só pra deixar bem claro, gestante pode sim, fazer exercícios, claro que adaptados pra ela devido ao período gestacional, sem muito peso, sem impacto, mas repito "pode sim", e faz muito bem.
• E pra finalizar, tem as dietas restritivas, por exemplo: o jejum descontrolado, low carb(zero carbo), ou até aquelas loucuras de passar 1 semana só com suco verde e alface pra entrar naquele vestido pra sair no fim de semana, o que só te faz sentir mais fome, mais vontade de comer, isso porque o cérebro humano aprendeu a armazenar gordura como forma de sobrevivência, logo, a dieta restritiva faz o organismo pensar que vai passar fome e que tá indo em direção à morte, portanto, quando tu começar a comer, não vai mais parar, já que o organismo interpreta essa dieta como algo perigosíssimo (porque o apetite aumenta muito e o metabolismo cai). Além disso, dietas restritivas não mudam o hábito alimentar, pelo contrário, a imposição de novos hábitos por um determinado período faz com que a pessoa, ao fim dele, volte a se alimentar como antes ou até mais, tendo em vista “a falta” que determinados alimentos fizeram.
Conclusão: NÃO ADIANTA NADA!!! TU SÓ FEZ CAGADA!!!
Ou seja, são muitas as coisas que influenciam, e se cuidar é fundamental, principalmente para quem já tem propensão à obesidade, e devemos lembrar que a obesidade afeta muito a saúde, desde problemas cardíacos, desgaste ósseo até a saúde mental (tipo baixa autoestima), entre outros. Então a #dicadacacá de hoje, pra mim se tornou um lema: "ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE, E A SAÚDE DEVE SER UM HÁBITO DIÁRIO".
Bom gurizada, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado, então bora tomar um mate e pensar sobre isso, fiquem bem, deixem as dúvidas e comentários aqui embaixo ou no facebook @dicasdacacablogger e no instagram @dicasdacaca_blog sigam lá porque também tem dicas pra vocês, então curtam e compartilhem com os seus amigos e amigas. Beijos e até a próxima...
Comentários
Postar um comentário